Autódromo x Complexo Olímpico

21/04/2012 10:20

AUTÓDROMO x COMPLEXO OLÍMPICO.

 

Amigos leitores do historytour.webnode.com, vamos a mais uma história polêmica que começou desde o desejo de sediar as Olimpíadas no Brasil, local, Rio de Janeiro (Autódromo Internacional do Rio de Janeiro Nelson Piquet).

Bem, me parece que as coisas não são tão fáceis assim. Trava-se na justiça uma batalha que vai de encontro a todos os princípios éticos e morais, e uma tremenda falta de respeito com o povo do Rio de Janeiro. A história é mais ou menos assim.

Quando houve o desejo de sediar as Olímpiadas no Brasil, o governo brasileiro já tinha em mãos todo o traçado de onde seria contruído o Parque Olímpico, pois bem, as idéias e as metas foram alcançadas. Conseguimos o feito histórico, mas só esqueceram de que o local para construção do Parque Olímpico, é justamente a área do Autódromo Internacional do Rio de Janeiro - Nelson Piquet, palco de tantas alegrias e emoções que o povo carioca viveu desde a sua inauguração até o abandono total por parte das autoridades que prometeram muitas coisas, até mesmo a construção de um novo autódromo em uma área Militar do Exército em Deodoro. Parte da pista foi cedida para a construção do Parque Aquático Maria Lenk e o Complexo esportivo HSBC Arena, para sediar os jogos Panamericanos.

Em documento assinado, houve o comprometimento dos governantes, de que aquela área do autódromo só seria cedida e demolida, a partir do momento que um novo circuito internacional estivesse totalmente pronto, coisa que não aconteceu, e aí formou-se um grande problema para o atual governo no Rio de Janeiro.

Na foto abaixo, mostramos como era o traçado do autódromo, já com a Arena HSBC, á esquerda da foto em construção, nos mostra parte da pista cedida para a construção da Arena tendo em vista o jogos Panamericanos.

 

 

Esta semana li em um jornal que circula na Barra da Tijuca, e nele está estampado o seguinte:

 

Novo Autódromo é vetado! E vai mais além. A construção de um novo autódromo em um terreno em Deodoro, cedido pelo Exército, foi condenada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Consemac).

 

Para os conselheiros, a área é inadequada por ser coberta de vegetação de Mata Atlântica. A intenção é levar o autódromo para outra área militar a 1 Km de distância, mas há uma resistência do Exército, por ter maior valor comercial.

O impasse pode prejudicar a construção do Parque Olímpico na área do autódromo de Jacarepaguá. Um acordo prevê que o velho só seja demolido após o novo ficar pronto.

Lendo uma outra matéria, o próprio e consagrado piloto Emerson Fittipaldi relata que o Rio de Janeiro não pode ficar sem um autódromo, até mesmo em respeito ao antigo traçado que existia na Gávea, aonde travava-se grandes corridas com as chamadas Baratinhas voadora.

Caros amigos, tenho ido ao autódromo do Rio de Janeiro para assistir as corridas da Fórmula Truck, Stockcar, GT Itaipava, Motovelocidade, Brasileiro de Marcas, e tantas outras que ainda sobrevivem, com tamanha falta de incentivo por parte do Governo do Rio de Janeiro.

Do alto das arquibancadas, vejo uma área imensa, que poderia construir a Vila Olímpica, e com o Autódromo fazendo parte deste complexo esportivo, mas ao que parece, não há a menor vontade das autoridades em continuar com o nosso querido e sofrido Autódromo Internacional do Rio de Janeiro - Nelson Piquet, mais conhecido como Autódromo de Jacarepaguá.

Entendo que a obra é fantástica da Vila Olímpica, mas eu não entendo porque tirar o autódromo dali, se ele poderia fazer parte deste grandioso complexo esportivo. Seria, talvez, um dos maiores complexos esportivos jamais visto no mundo inteiro. Acho que um pouco de boa vontade resumiria toda essa história. Para que mais gastos!

 

Deixo aqui uma mensagem!

 

Srs. Governates é preciso que se respeite mais a história e os princípios de todo cidadão carioca.